terça-feira, 2 de novembro de 2010

PRINCÍPIOS DE UMA VIDA RESOLVIDA

Mateus 5.37


37. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.



Como cristãos vencedores temos sido desafiados por Deus a viver uma vida totalmente resolvida. Mas quais são os princípios para uma vida resolvida? Como podemos viver na prática uma vida baseada no SIM e no NÃO? Vejamos:

F.T.: O primeiro princípio para uma vida resolvida é...

I – TER POSICIONAMENTOS CLAROS(V.37)

1.1. A maior parte das nossas angústias, a maior parte dos problemas que arrumamos em nossa vida é fruto das escolhas erradas que fazemos em função da falta de posicionamentos corretos. Por isso, como homens e mulheres de Deus, precisamos ser pessoas onde habita o SIM e o NÃO. Precisa haver clareza sobre cada área de nossa vida.

1.2. Vejamos algumas áreas da nossa vida que precisam de definição:

a) Relacionamentos: II Co. 6.14-18/Salmo 1.1

• O princípio que encontramos nos texto acima é que um cristão solteiro deve casar com uma pessoa que também seja cristã. O mesmo se aplica para a questão de sociedades. Da mesma forma, um cristão não deve buscar conselhos com pessoas que não temem ao Senhor.

• Quando você define os princípios de relacionamento, você já evita uma série de situações constrangedoras

b) Discipulado: Mt. 28.16

• A ordem de Jesus é clara. Nosso alvo é fazer discípulos. Mas uma das condições para que alguém faça discípulo é que ele seja um bom discípulo. Mas muitos vivem uma vida de indefinição. Uma hora a pessoa quer que você fale na vida dela. Outra hora ela diz que ninguém tem nada a ver com a vida dela. É desse tipo de gente que o Diabo tira proveito.

c) Finanças: Rm. 13.8

• A Bíblia é clara ao afirmar que um crente não deve viver endividado. Mas muitas pessoas estão endividadas e não encontram saída, porque ainda não resolveram praticar o que a Palavra diz. É essa falta de um posicionamento claro que leva muitos a uma vida atribulada.

d) Dízimo: Ml. 3.10

• O texto é claro: Ele diz que devemos trazer TODOS os dízimos. Seja do salário, seja da gorjeta, seja da indenização, seja do trabalho free lance, da mesada, da ajuda de custo, do décimo terceiro... O dízimo é de tudo.

O dízimo deve ser trazido à casa do Senhor: A casa do tesouro é a igreja do Senhor. Nós temos que entregar os nossos dízimos onde nós nos alimentamos espiritualmente. E de onde nós recebemos cobertura espiritual.

• Trazei o dízimo e depois fazei prova de mim: Ou seja, o dízimo é uma questão de fé. Primeiro você entrega depois espera a promessa. E como conseqüência o dízimo repreende o devorado e atrai as bênçãos de Deus.

• Todavia, muitos alegando não entender a questão do dízimo vivem no princípio da avareza em uma constante indefinição





F.T.: O segundo princípio para uma vida resolvida...

II – TER POSICIONAMENTOS PÚBLICOS(V.37)



2.1. As pessoas nunca vão respeitar em você coisas que elas não conhecem em sua vida. Por isso, ao tomar resoluções para sua vida, você deve na medida do possível torná-las públicas.

2.2. Existe algo interessante quando você publica algo: a) As pessoas cobram de você; b) As pessoas tendem a respeitar.

2.3. Por isso O SIM e o NÃO são fundamentais. São importantes para nós e também para as pessoas que se relacionam conosco.

• Uma vez que eu falo algo publicamente, que um pastor ou obreiro não pega e nem da carona a uma pessoa do sexo oposto estando sozinho no carro, se alguém vir isso acontecer, certamente irá questionar.

• Portanto, seja um homem de SIM e de NÃO. Está na hora de você começar a definir as coisas que ainda não estão definidas em sua vida. Onde não há definição, existe um espaço para o Diabo agir.



F.T.: O terceiro princípio para uma vida resolvida é...

III – NÃO FAZER CONCESSÕES ONDE JÁ HOUVE RESOLUÇÕES(V.37)



3.1. As concessões podem abrir um precedente para a quebra de nossas resoluções e dos votos que fazemos a Deus. Isso é muito comum quando você não é claro o suficiente e quando você não torna públicas suas definições. Eva fez uma pequena concessão de conversar com a serpente e perdeu para sempre o direito de morar no Jardim do Éden.

3.2. Muita gente fracassa na vida cristã, porque faz concessões que nunca deveria ter feito na área de relacionamento, finanças, criação de filhos, palavras, etc. Por isso, se para sair das dívidas for necessário você quebrar os cartões de crédito e encerrar a conta bancária, não hesite em fazê-lo. Pois uma pequena concessão, pode ser a porta de um grande fracasso.

Eu sempre vejo pessoas derrotadas dizendo: “Eu estou tentando, mas não estou conseguindo”. Mas se você quer vitória em sua vida, pare de tentar e comece a fazer o que precisa ser feito.

• Se você for sério em suas resoluções o Diabo não terá espaço para agir em sua vida, em seu casamento ou em suas finanças.

COMPARTILHAMENTO

1) As pessoas que convivem com você conhecem claramente seus posicionamentos?

2) Você já fez algum tipo de concessão, depois de ter resolvido algo e chegou a conclusão de que não vale a pena? Compartilhe!

3) Que tipo de resolução você orientaria para uma pessoa que deseja organizar suas finanças?

Compreendendo as circunstâncias da vida

Introdução: “As circunstâncias são como um fogo e servem para checar a nossa realidade espiritual. Aquilo que de fato somos no escuro e que nos dias bons não se manifesta. Deus só leva a sério nossas atitudes, quando estamos debaixo de pressão”.


Perceber as circunstancia ao nosso redor, de onde elas vêem e o seu propósito para nossas vidas, é vital para o nosso crescimento espiritual.


Muitas pessoas lidam com as circunstâncias de uma forma MANIQUEÍSTA:


 Tudo o que é bom e agradável vem de Deus


 Tudo o que é desconfortável e aparentemente, mau, vem do diabo.


O perigo é irmos logo afirmando que isso ou aquilo vem do diabo ou de Deus, porque podemos estar rotulando como sendo maligno algo que Deus está fazendo em nossas vidas. E o pior, podemos atribuir a Deus algo que vem do diabo.


Muitas vezes há irmãos que repreende a ação de Deus como se fosse a ação do diabo,mas tem o inverso tambem, tem irmãos que esta vivendo debaixo de opresão maliguina e estão la conformados dizendo isso é Deus.É Deus que quer é Deus que esta fazendo isso comigo,e nós dizemos que não é, e ele acha que é algo do céu quando na verdade é algo enviado pelo maligno.


Os irmãos percebem,que saber discernir oque acontece conosco é absolutamente vital para voce dar resposta certa a Deus naquela circunstancia.


 Vamos conhecer um pouco mais sobre quatro situações diferentes que acontecem conosco freqüentemente.


São elas :


 PROVAÇÃO


 DISCIPLINA


 ATAQUE DO DIABO


 SEMEADURA E COLHEITA






Levar a igreja repetir…diga par o seu irmão


Como distingui essas situações como distingui disciplina de Deus com ataque do diabo,interessante que voce não encontra crente na disciplina de Deus; você não encontra muitos irmãos falando“eu estou na disciplina de Deus”to com os problemas mas é disciplina de Deus,rarissimo, difissilimo voce encontrar alguem dizendo isso,,mas é facil encontrar pessoas dizendo, pastor to numa luta, o diabo ta me atacando, é ataque do diabo não tem outra explicação,quando na veradade é a vara de Deus em sua vida.






1) PROVAÇÃO (testes)


Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tg. 1:23


1.1 COMO SE APRESENTA?


1º forma como a provação se manifesta é através de aflições e perseguições.


Pessoas levantam contra voce,pessoas começam a questionar a sua fé,pessoas que querem puxar o seu tapete por que voce é crente e ela não gosta de crente,de repente é um vizinho ou sei la quem e ele começa afligir você,aquilo te da uma aflição de alma ,aquilo ti da uma angustia é um tipo de provação.


- Agora Deus ele não houve só orações: Ele houve suas palavras e as vezes entre uma conversa e outra você faz muitas afirmações que precisa de uma prova espiritual como do tipo: irmão aconteça oque acontecer eu estou com você, no seu casamento aliança que você fez com sua esposa vai ser checada,quando você pronuncia algumas afirmações os céus ouvem e o Senhor diz isso tem que ser checado,ai as situações vem para ver realmente até onde você vai daquilo que você afirmo.


1.2 QUEM PROVA?


• Deus


“O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o SENHOR. Pv 17.3”.


As vezes você começa orar por algo e voce começa pedindo a Deus algo, e Deus vem para testar se realmente você quer aquilo isso tambem é provação.


Talves você é casada e seu marido ainda não é crente e você esta orando pela conversão dele,Então você começa a orar e Deus cria uma situação de prova para ver se voce deseja realmente aquilo ou é apenas uma oração.


As vezes voce ora pedindo algo para Deus e a resposta de Deus não é exatamente como você esperava ela vem em forma de uma prova.


Por exemplo:


Voce ora, Deus dame paciencia, que que o Senhor manda para você? provações,Deus fala tabom eu conheço um irmãozinho que vai te ajudar muito nisso vou colocar ele na sua célula, ai passa o tempo,você começa a dizer eu num entendo eu oro por paciencia mais coisa piora. É não você pediu paciencia e única maneira de ter paciencia e Deus te mandando um irmãozinho que te exija muita paciencia.


Exemplo do menino? Final.


1.3 PARA QUÊ?


a) Checar a nossa realidade espiritual


“A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.” Lc 8:13


Deus não houve só orações:


Ele houve suas palavras, tem pessoas que acha que Deus só houve orações e as vezes entre uma conversa e outra você faz muitas afirmações que precisa de uma prova espiritual, como do tipo: irmão aconteça oque acontecer eu estou com você, no seu casamento aliança que você fez com sua esposa vai ser checada,quando você pronuncia algumas afirmações os céus ouvem e o Senhor diz isso tem que ser checado.


Não Senhor agora eu vou ser dizimista fiel…


Quantos gosta de servi aqui?as vezes eu vejo irmão pastor eu gosto tanto de servir os irmãos, eu tenho um coração de servo…Deus vai provar isso.


Deus coloca uma pessoa para você servi que não é como voce gostaria, eo irmão diz ta errado, não fez direito,num engraxo o sapato direito, serve direito, ai você diz há que irmão carnal,não da para servir ele não, você já reparo que geralmente gostamos de servir pessoas que diz não irmão não precisa ta me constrangendo.Mas servir alguem que te põe pra ser servo mesmo você não gosta,você gosta de servir aquele que diz o irmão como você é servo, que coração bom o irmão tem,agora o outro que diz isso mesmo irmão seu lugar é esse ai,ai você diz oque,veneno da serpente chega escorre pelo canto da boca.


Diz a pessoa ao lado :Deus vai checar sua realidade espiritual.


b) Produzir Perseverança


“sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” Tg 1:3


Situações vem para ver realmente até onde você vai com aquilo que você afirmo.


Exemplo:


Estamos em uma campanha evangelistica onde vamos ganhar a nossa familia, amigos, e estamos fazendo muito eventos de colheita é possivel que tenha lider que fez tudo certo para um evento na célula mas na hora “H” não vem ninguem.


E o SENHOR perguta e agora sera que ele vai desistir?sera que ele quer ganhar a familia,os amigos, a esposa o marido…ai voce responde não Senhor eu vou ser aprovado eu vou preparar um evento melhor que esse e vai ser uma benção.ALELUIA!!!


1.4 O QUE FAZER?


 alegrar-se


Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tg 1. 2-4


 Exultar


Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, I Pe 1. 6-7;






Quando vier as provações você vai dizer Senhor:


“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” Hc 3:17 e 18.






OQUE ACONTECE QUANDO SOU REPROVADO? AI ENTRA A SEGUNDA CIRCUNSTANCIA DA VIDA


2-Disciplina de Deus


HB 12 4Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco:Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;6porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.


EX:Pastor conta que a criança estava bagunçando, atrapalhando o culto ai o pastor deu uma orientação, o pai pego a criança pois ela no ombro e disse vem aqui rapaizinho vamos ter uma convercinha la fora o menino saiu gritando na igreja e disse irmãos orem por mim o inimigo esta furioso.


Sabe que tem irmão assim, quando DEUS pega ele no ombro, ele fala orem por mim o inimigo esta numa furia terrivel,mas não é o inimigo é um muito amigo seu. Acontece que tudo que achamos desagradavel é do diabo,essa é a logica nossa, se é desagradavel é do diabo se produziu desconforto é do diabo,mas nem sempre é assim, as vezes pode ser seu pai querendo ter uma convercinha de pé de orelha com voce,vem ca filho vamos conversar um negocio em particular.


2.1 COMO SE APRESENTA?


Quando não somos aprovados na provação? Aí vem a disciplina.


Disciplina vem através do vexame,vexame é uma maneira de Deus limitar voce,vexame é uma maneira de Deus tratar com voce,e as vezes voce esta passando por vexame e não sabia que é disciplina de Deus.










Exemplo:Irmão foi ao drive-in fez tudo que era para fazer, e foi embora,só que ele esqueceu a carteira dele no drive o dono acho a carteira e viu que tinha um telefone la, e ligo para avisar que ele tinha deixado a carteira la, ele ligou eo telefone era do pr. Dele.


O vexame é para produzir uma marca “ pedro eo galo “ para você nunca mais esquecer, eu não posso fazer isso não por que se eu fizer de novo eu me lembro o dia que aconteceu isso.


Tem pessoas que Deus demora mais para tratar,mas isso não significa que ele esta concordando com seu erro,ele esta dando um tempo para você se concertar,se não o fizer o vexame é certo na sua vida.


“29Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. Mt 5-29,30”


Deus não quer ver seu filho envolvido com o pecado: se o seu computador te faz pecar joga uma bomba nele, se a sua televisão te faz pecar vende a televisão se o seu amigo te faz pecar corta o relacionamento,qualquer coisa que te faz pecar deve ser removida,seje radical com que te faz pecar por que se voce não for Deus vai ser…Deus vai remover aquilo que te faz pecar…carro,emprego,discipulado até o discipulado sim tem pessoas que acha que é dono dos lideres,Deus vai tirar seu discipulado para te tornar mais santo…


2.2 QUEM DISCIPLINA?


 Deus


“17Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. 18Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam.” Jó5.17-18


2.3 PARA QUÊ?


Deus nos ama e vem para tratar com o pecado, Ele vem para nos tornar cada vez mais parecido com o Senhor


2.4 O QUE FAZER?


Arrependa-se dinte de DEUS,faz algo mais humilha-se debaixo das mãos de Deus,no tempo da disciplina, não corre de Deus não, se achegue a ele e conte suas fraquezas e ele vos exaltara.


3. ATAQUES DO DIABO


10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.JO 10.10a


12porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.EF 6,12


3.1 QUEM ATACA?


 O diabo, um astuto derrotado.


Minha luta não é contra carne e sangue (pessoas) e sim contra...


3.2 COMO SE APRESENTA?


 Há uma diferença entre ataques do diabo e provações.


 Opressão,


 depressão


O que é de Deus sempre vai gerar vida e o que é do diabo sempre virá para escravizar e para oprimir.


3.3 PARA QUÊ?


 Roubar, matar e destruir Jo 10.10


Você é o alvo do diabo. Saiba quem é seu inimigo.


3.4 O QUE FAZER?


 Ore, repreenda, receba oração da igreja, se nada acontecer, não é o diabo. Ele não tem tanto poder!


Creia na Palavra Jo 10.10b


4. SEMEADURA E COLHEITA


6Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará Gl 6.7,8


4.1 QUEM SEMEIA E QUEM COLHE?


 Nem Deus e nem o diabo.


Todos estamos sempre plantando e sempre colhendo. O problema é o tipo de semente que estamos semeando.


4.2 COMO SE APRESENTA?


Sempre da mesma espécie…


não na mesma hora …


sempre muito mais do que plantamos…


4.3 PARA QUÊ?


• É uma oportunidade dada por Deus.


Se, plantarmos boas sementes seremos abençoados, senão, seremos amaldiçoados.


A quantia e a espécie é você quem escolhe.


Ninguém pode viver uma vida sem conseqüências.


O Homem vai ter que colher oque tem plantado,seja ela uma boa colheita o má.isso é fato…


4.4 O QUE FAZER?


• Reconheça.


procure reconhecer áreas de sua vida onde você semeou sementes ruins.


Tome cuidado para não entrar em condenação.


• Arrependa-se.


O arrependimento é como um herbicida, mata as sementes ruins.


Só Deus pode restaurar áreas onde as sementes indesejáveis cresceram




CONCLUSÃO


Devemos aprender a discernir se o que estamos passando é provação, disciplina, conseqüência do que plantamos ou ataque do diabo. Depois de discernir, devemos responder e administrar adequadamente às circunstancias, conseguindo, assim, a aprovação do Senhor, o crescimento, as bênçãos e a vitória!


1. Qual é a circunstância? De onde vem essa circunstância?


2. Prova: nos alegrarmos, termos bom ânimo, crer;


3. Disciplina: nos humilharmos, e nos arrependermos;


4. Ataques do diabo: repreendermos e expulsarmos;


5. Semeadura: reconhecer, arrepender-se e clamar por misericórdia.















POR QUE DEUS CURA?



Acabamos de realizar nossa III conferencia de cura com o pastor Randy Clark e sua equipe e podemos expressar: (Sl. 126:3).
Nosso coração se dilata ao ver irmãos queridos e preciosos serem tocados pelo poder de Deus e o resultado é dezenas de pessoas curadas e outros renovados pelo poder de Deus. Aleluia!
Nesta mensagem quero afirmar biblicamente sobre 04 razões porque Deus cura!

I – DEUS CURA MOVIDO PELA SUA MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO.

O ministério de curas de Jesus foi motivado por sua compaixão Mt. 14:13-14.
Foi à compaixão que motivou Jesus a curar os leprosos Mc. 1:41, 42.
O jovem endemoninhado Mc. 9:22.
O cego Mt. 20:34.

APLICAÇÃO: Aprenda duas verdades sobre a compaixão:
1º) Deus tem compaixão quando te vê com alguma enfermidade.
2º) Deus quer te usar para curar os enfermos, mas para tanto você precisa se compadecer deles.

II – DEUS CURA PARA GLORIFICAR A SI MESMO E A SEU FILHO

O propósito explicito de algumas curas era o de glorificar o nome de Deus. Quando o Senhor Jesus ressuscitou Lázaro, na ocasião, disse Jesus a seus discípulos: Jo 11:4 “esta enfermidade...”.
Depois Ele disse a Marta: Jo. 11:40 “não te disse...”.
APLICAÇÃO: Lembre-se Deus deseja que o seu nome seja glorificado através da cura.E quando somos instrumentos Dele para cura não podemos nos esquecer que a glória é Dele e não nossa.

III – DEUS CURA EM RESPOSTA A FÉ

A mulher que sofria do fluxo de sangue há 12 anos veio quase se arrastando por detrás de Jesus, tocou-lhe na orla do manto e foi instantaneamente curada. Jesus, sentindo que virtude sairá de si voltou-se à mulher:
“Tem bom animo, filha, a tua fé te salvou Mc. 9:22”.  De igual modo, foi à fé duma mulher Cananéia que impeliu a Jesus a curar-lhe a ficha endemoninhada (Mt. 15:28). Esse mesmo principio encontra-se no ministério dos Apóstolos (At. 14:8-10). No novo testamento ensina claramente que Deus responde a fé, curando os enfermos.

APLICAÇÃO: Lembre-se sem fé é impossível agradas a Deus Hb. 11:6.
Deus responde a oração da fé.

IV – DEUS CURA EM RESPOSTA Á SUA PRÓPRIA PROMESSA.

Outra razão porque podemos esperar a cura do Senhor é que ele mesmo prometeu em sua santa Palavra Tg. 5:14-16.
Agora para que Deus ordenou que sua igreja orasse pelos enfermos senão para que eles sejam curados?

CONCLUSÃO

Pessoalmente posso testemunhar a cura que Deus realizou em minha vida, depois de passar longos anos com ulcera duodenal acompanhada às vezes de hemorragia gástrica. Mas glória Deus o Senhor Jeová-rafa me curou.
APLICAÇÃO: Você já foi curado por Deus sobrenaturalmente?
Você já orou para alguém ser curado?