terça-feira, 2 de novembro de 2010

PRINCÍPIOS DE UMA VIDA RESOLVIDA

Mateus 5.37


37. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.



Como cristãos vencedores temos sido desafiados por Deus a viver uma vida totalmente resolvida. Mas quais são os princípios para uma vida resolvida? Como podemos viver na prática uma vida baseada no SIM e no NÃO? Vejamos:

F.T.: O primeiro princípio para uma vida resolvida é...

I – TER POSICIONAMENTOS CLAROS(V.37)

1.1. A maior parte das nossas angústias, a maior parte dos problemas que arrumamos em nossa vida é fruto das escolhas erradas que fazemos em função da falta de posicionamentos corretos. Por isso, como homens e mulheres de Deus, precisamos ser pessoas onde habita o SIM e o NÃO. Precisa haver clareza sobre cada área de nossa vida.

1.2. Vejamos algumas áreas da nossa vida que precisam de definição:

a) Relacionamentos: II Co. 6.14-18/Salmo 1.1

• O princípio que encontramos nos texto acima é que um cristão solteiro deve casar com uma pessoa que também seja cristã. O mesmo se aplica para a questão de sociedades. Da mesma forma, um cristão não deve buscar conselhos com pessoas que não temem ao Senhor.

• Quando você define os princípios de relacionamento, você já evita uma série de situações constrangedoras

b) Discipulado: Mt. 28.16

• A ordem de Jesus é clara. Nosso alvo é fazer discípulos. Mas uma das condições para que alguém faça discípulo é que ele seja um bom discípulo. Mas muitos vivem uma vida de indefinição. Uma hora a pessoa quer que você fale na vida dela. Outra hora ela diz que ninguém tem nada a ver com a vida dela. É desse tipo de gente que o Diabo tira proveito.

c) Finanças: Rm. 13.8

• A Bíblia é clara ao afirmar que um crente não deve viver endividado. Mas muitas pessoas estão endividadas e não encontram saída, porque ainda não resolveram praticar o que a Palavra diz. É essa falta de um posicionamento claro que leva muitos a uma vida atribulada.

d) Dízimo: Ml. 3.10

• O texto é claro: Ele diz que devemos trazer TODOS os dízimos. Seja do salário, seja da gorjeta, seja da indenização, seja do trabalho free lance, da mesada, da ajuda de custo, do décimo terceiro... O dízimo é de tudo.

O dízimo deve ser trazido à casa do Senhor: A casa do tesouro é a igreja do Senhor. Nós temos que entregar os nossos dízimos onde nós nos alimentamos espiritualmente. E de onde nós recebemos cobertura espiritual.

• Trazei o dízimo e depois fazei prova de mim: Ou seja, o dízimo é uma questão de fé. Primeiro você entrega depois espera a promessa. E como conseqüência o dízimo repreende o devorado e atrai as bênçãos de Deus.

• Todavia, muitos alegando não entender a questão do dízimo vivem no princípio da avareza em uma constante indefinição





F.T.: O segundo princípio para uma vida resolvida...

II – TER POSICIONAMENTOS PÚBLICOS(V.37)



2.1. As pessoas nunca vão respeitar em você coisas que elas não conhecem em sua vida. Por isso, ao tomar resoluções para sua vida, você deve na medida do possível torná-las públicas.

2.2. Existe algo interessante quando você publica algo: a) As pessoas cobram de você; b) As pessoas tendem a respeitar.

2.3. Por isso O SIM e o NÃO são fundamentais. São importantes para nós e também para as pessoas que se relacionam conosco.

• Uma vez que eu falo algo publicamente, que um pastor ou obreiro não pega e nem da carona a uma pessoa do sexo oposto estando sozinho no carro, se alguém vir isso acontecer, certamente irá questionar.

• Portanto, seja um homem de SIM e de NÃO. Está na hora de você começar a definir as coisas que ainda não estão definidas em sua vida. Onde não há definição, existe um espaço para o Diabo agir.



F.T.: O terceiro princípio para uma vida resolvida é...

III – NÃO FAZER CONCESSÕES ONDE JÁ HOUVE RESOLUÇÕES(V.37)



3.1. As concessões podem abrir um precedente para a quebra de nossas resoluções e dos votos que fazemos a Deus. Isso é muito comum quando você não é claro o suficiente e quando você não torna públicas suas definições. Eva fez uma pequena concessão de conversar com a serpente e perdeu para sempre o direito de morar no Jardim do Éden.

3.2. Muita gente fracassa na vida cristã, porque faz concessões que nunca deveria ter feito na área de relacionamento, finanças, criação de filhos, palavras, etc. Por isso, se para sair das dívidas for necessário você quebrar os cartões de crédito e encerrar a conta bancária, não hesite em fazê-lo. Pois uma pequena concessão, pode ser a porta de um grande fracasso.

Eu sempre vejo pessoas derrotadas dizendo: “Eu estou tentando, mas não estou conseguindo”. Mas se você quer vitória em sua vida, pare de tentar e comece a fazer o que precisa ser feito.

• Se você for sério em suas resoluções o Diabo não terá espaço para agir em sua vida, em seu casamento ou em suas finanças.

COMPARTILHAMENTO

1) As pessoas que convivem com você conhecem claramente seus posicionamentos?

2) Você já fez algum tipo de concessão, depois de ter resolvido algo e chegou a conclusão de que não vale a pena? Compartilhe!

3) Que tipo de resolução você orientaria para uma pessoa que deseja organizar suas finanças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário