Mensagem


                     ELEMENTOS QUE GERAM UMA FÉ PREVALECENTE.






Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. (Mt 8.10)

Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. (Mt 15.28)

A fé é resultado de uma atitude de profundo inconformismo com a situação de tragédia que insiste em permanecer. O que toca o coração de Deus não é a lamúria por causa do sofrimento, mas a fé ousada que procede daquele que intercede com intrepidez, que constrange Deus a fazer algo a respeito da situação.

O poder na vida espiritual é consequência da pressão direcionada. Quando acumulamos a pressão e a direcionamos para Deus, esta pressão se transforma em poder. Muitos dissipam a pressão por não suportá-la. Existem muitas fontes de pressão. Cada uma atua de uma forma diferente. Vamos conhecer estas fontes.

1. Necessidades e tribulação
A primeira fonte é a necessidade. Quando necessidades não são supridas elas se tornam uma grande fonte de pressão. Se não desistirmos e não dissiparmos a pressão, ela poderá se tornar uma grande inundação de orações poderosas.

A necessidade faz da oração uma arma poderosa. Quando realmente buscamos algo com encargo e necessidade interior, não descansamos até receber a resposta. Isto é poder canalizado. O primeiro princípio da oração não é a fé, nem a promessa da Palavra, mas a necessidade.

2. Desejo 
Vemos o exemplo de Ana, em 1 Sm 1, como uma fonte de pressão. Ana jamais abriu mão de seus desejos, ela refutou a pressão da crítica Penina, chamando-a de apenas uma reprodutora de filhos ou uma mera chocadeira. Desejos são diferentes de necessidades. Necessidades são coisas sem as quais não podemos viver, mas desejos são anseios profundos.

Comer, por exemplo, é uma necessidade, mas comer uma pizza é um desejo. Precisamos cultivar desejos santos em nossos corações. Quando esses desejos estão em linha com o trono de Deus, eles se tornam fortes o suficiente para produzir uma tremenda pressão que pode gerar uma grande fé, que resultará em poder na obra de Deus.

Desejos podem se tornar alvos e desafios. Precisamos de desafios para sair da nossa zona de segurança e inércia. Precisamos de desafios para alcançar coisas novas. Alvos e desafios são uma grande fonte de pressão que pode resultar em muito poder.

3. Sonhos ou paixão

A pressão positiva também é necessária, sonho é a força de um desejo que não cessa: “Não interessa quem eu sou, mas vou ter isso, não importa o que aconteça”. A pressão dos sonhos vai se alargando a medida que você os alcança. Todos os homens usados por Deus na história tinham um desejo profundo, do qual não abriram mão. Antes, por meio da oração, de jejuns e com muita intensidade buscaram e foram tremendamente usados por Deus. Permita que o sonho o pressione para orar, para jejuar, para clamar com todas as suas forças e você transportará as montanhas.

Quando falamos de sonhos, não estamos falando de coisas grandiosas ou de ser alguém extraordinário, como Moisés ou Elias. Falamos de não abrir mão daquilo que Deus plantou em seu coração. Porém, não ter nenhum um sonho é um mau sinal. As pessoas só seguem aqueles que possuem um sonho intenso e claro no coração. Só podemos influenciar quando existe um sonho intenso em nosso coração.

Quando o desejo se torna muito profundo ele se transforma em sonho ou paixão. Homens de Deus são homens de grandes sonhos. Tais sonhos são uma fonte constante de pressão que gera uma fé que funciona.

Muitos não experimentam sucesso na obra de Deus porque não conhecem o poder das lágrimas que fluem da fé em um sonho de Deus. A forma como Paulo serviu a Deus foi com lágrimas, porque ele tinha uma paixão pelo evangelho.

4. Compaixão
Se nada toca você, não espere tocar ninguém. Há pressão e poder na compaixão. Jesus manifestou compaixão antes de curar e libertar as vidas. A vida de Jesus foi toda usada para se compadecer das outras pessoas. Você não será sensível à necessidade dos outros enquanto não decidir praticar a compaixão no seu íntimo, como fez Jesus. Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus moveu-se de compaixão pela dor dos que sofriam o pesar da morte.

Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. (Mt 9.36)

Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. (Mt 14.14)

E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. (Mt 15.32)

Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou -o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. (Mc 1.40-41)

Jesus, vendo -a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. (Jo 11.33-35)

Você quer ver uma oração poderosa? Observe alguém cheio de compaixão orando.

5. Indignação

Você precisa exercitar a capacidade de ficar indignado com a crise de outras pessoas. Existem coisas que são contra Deus e aparentemente não tem nada haver com você. É um grande perigo quando você se acostuma com toda forma de tragédia que acontece ao seu lado. Outro grande perigo é a falta de indignação com o mundanismo.

Se você não está indignado com o mundo, você pode estar atraindo a inimizade de Deus. Não existe neutralidade no Reino Espiritual. Quando você não está indignado com o mundo, certamente está dando permissão ao seu avanço. Não podemos ser ingênuos e apáticos em relação às forças espirituais das trevas.

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 Jo 2.15)

Você precisa indignar-se com: a falta de unção, a falta de intensidade na oração, a falta de líderes, a falta de clamor pelas vidas. Você tem que indignar-se com o pecado e demonstrar isso em suas atitudes. Deve também indignar-se contra toda forma de opressão e contra a possessão. Indignar-se com a falta de crescimento.

Vemos esta indignação no exemplo de Paulo e a adivinha que se opunha à obra de Deus. Depois de suportar a situação por alguns dias, ele explodiu em santa indignação. Paulo indignou-se pela infantilidade dos crentes gálatas: “...Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós...” (Gl 4.19.

A indignação é a ira que provém de Deus e vai para o nosso espírito contra o diabo e o pecado. Indignação é uma fonte de pressão que gera uma fé poderosa, uma fé que funciona. Ninguém tem unção sem indignação.


Esperando o melhor

A maioria das pessoas nunca desfruta dos recursos abundantes de Deus. Em Efésios 3.20, na versão amplificada, lemos: “Deus é capaz de fazer superabundantemente, muito acima e além de tudo o que ousamos pedir ou pensar. Infinitamente além de nossas ambiciosas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos.”
Nós nunca tocamos nos tremendos recursos que Deus disponibilizou para nós. Em Mateus 9.29 lemos: “Faça-se-vos conforme a vossa fé.” A chave que desbloqueia tudo o que Deus quer fazer em sua vida é realmente simples: a fé.
A lei das expectativas diz que, basicamente, temos o que esperamos da vida. Nós tendemos a ver aquilo que esperamos ver, sentir o que esperamos sentir, agir de acordo com as nossas expectativas, e, eventualmente, tendemos a conseguir o que esperamos alcançar. Suas expectativas influenciam a sua felicidade, que influencia a sua saúde, e também influenciam seus relacionamentos.

1. Duas maneiras de viver

Existem duas abordagens para a vida e você terá de escolher uma delas. Você pode escolher viver pelo medo ou pela fé. Você pode ser um otimista ou um pessimista. Pode nadar baseado na fé ou no medo.
Parece que Jó tinha uma atitude pessimista, pois disse: “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó 3.25). Você conhece pessoas assim? Elas se concentram naquilo que não querem, não no que desejam.
Paulo, por outro lado, era um homem cheio de fé e otimismo. Em Filipenses 1.20 ele diz: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.” Paulo era um otimista. Ele podia estar alegre, mesmo quando parecia não haver motivo de alegria.
Quando você espera o melhor, está honrando a Deus e demonstrando crer em Sua graça. Uma boa expectativa também aumenta sua habilidade. Todo atleta sabe que a diferença entre a vitória e a derrota é a atitude.
Você sabe que Mohammed Ali perdeu apenas duas lutas em sua vida? Mas antes de ambas as lutas, diferentemente do que aconteceu em todas as outras, durante uma conferência de imprensa ele disse: “Agora, se eu perder essa luta...” Foram as únicas vezes em que ele disse isso. E perdeu em ambas.
Davi saiu para lutar contra Golias e levou as pedras consigo, cheio de fé e de confiança! Todo mundo estava dizendo: “Ele é muito grande! Não podemos matá-lo.” Mas Davi estava dizendo: “Ele é muito grande. Eu não posso errar!”
Espere melhor! Não apenas por causa de si mesmo, mas porque, quando esperamos o melhor, isso incentiva outros. O otimismo é contagiante.

2. Como se tornar otimista

Como você se mantém otimista quando tudo parece estar dando errado? Deixe-me dar-lhe seis passos simples:

a. Sempre comece o seu dia com fé

A fim de permanecer otimista quando tudo parecer estar indo mal, quer seja no trabalho ou na escola, quer seja em suas finanças ou em seus relacionamentos, comece o dia com fé. Estudos mostraram que os primeiros dez minutos do seu dia dão o tom para o resto do dia.
O Salmo 5.3 diz: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” Comece o seu dia com fé. Não comece lendo as notícias, mas com poderosas declarações de fé.

b. Olhe para as circunstâncias de forma positiva

Nem tudo é bom, mas olhe para as situações procurando algo de bom. Romanos 8.28 diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Deus é especialista em extrair o bem do mal.
Quando Thomas Edson estava com sessenta e sete anos, um grande incêndio destruiu seu laboratório. Ele não só perdeu vários milhões de dólares em equipamentos, mas também todos os registros e dados de suas experiências. Na manhã seguinte, ele caminhou entre as brasas carbonizadas e disse o seguinte: “Existe um grande valor num incêndio. Todos os nossos erros também são queimados. Graças a Deus podemos começar de novo!” Ele transformou uma pedra de tropeço em uma pedra de edificação. Olhe sempre procurando o melhor da situação.

c. Entregue seus problemas ao Senhor

Então, o que devo fazer quando a situação parece impossível? Leia 2 Coríntios 1.8-11: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.”
Entregue a Deus o seu problema. Quando tudo parecer que está fora de seu controle, você deve se entregar a Deus. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).

d. Elimine as palavras negativas

A Bíblia tem muito a dizer sobre isso. Efésios 4.29 diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Não use palavras venenosas em seu falar. Use somente palavras que edificam, do tipo que traz riqueza espiritual.
Agora, o texto diz “unicamente”. Circule esta palavra. Use somente palavras que edificam. Isso significa que você não deve ter palavras negativas em seu vocabulário. Tiago 3.5 diz que a língua é um órgão pequeno, mas que pode fazer um grande estrago. A Bíblia diz que a língua é como o leme de um navio – pequeno, mas define o rumo de sua vida. Pare de falar e se concentrar no que você não quer que aconteça e se concentre naquilo que você busca.

e. Ande com pessoas positivas

É muito importante que, em tempo de luta e tribulação, você se junte a pessoas cheias de fé e esperança. Essa é uma das razões pelas quais é tão importante participar de uma igreja acolhedora e familiar. Somente permita estar ao seu redor pessoas positivas.
Em 1 Coríntios 15.33 lemos: “Não vos enganeis: as más conversões corrompem os bons costumes.” Se você quiser voar com as águias, não ande com as galinhas. Assim como o otimismo é contagiante, o pessimismo pode rapidamente nos contaminar também.

f. Lembre-se do seu futuro

Quando você estiver desanimado e quiser mudar o ambiente, lembre-se do seu futuro. A Bíblia chama o nosso futuro de “bendita esperança”. Se você é crente e colocou sua fé em Cristo, o capítulo final de sua vida ainda não está escrito. Esta vida não é o fim. Sua verdadeira vida ainda está por começar quando o Senhor Jesus voltar.
Há uma história sobre um velho casal de missionários que trabalhou na África durante anos e estava retornando a Nova York para se aposentar. Eles não tinham nenhuma pensão, sua saúde estava ruim e eles se sentiam desanimados e com medo. Na viagem de volta, descobriram que estavam no mesmo navio que o então presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, que retornava de uma de suas expedições.
Quando o navio chegou ao porto, não havia ninguém esperando por eles, mas uma grande fanfarra havia ido recepcionar a comitiva do presidente. O prefeito e outros dignitários estavam lá, os jornais estavam cheios de notícias da chegada do presidente, mas ninguém percebeu o casal de missionários. Eles saíram do navio e foram para um apartamento barato, esperando o dia seguinte para ver o que se poderia fazer para ganhar a vida na cidade.
Naquela noite, o espírito do homem se abateu. Ele disse à sua esposa: “Eu não aguento isso! Sinto que toda essa situação não é justa.” E ela respondeu, sugerindo: “Porque você não vai ao quarto e diz isso para o Senhor?” Pouco tempo depois, ele saiu do quarto, mas agora seu rosto estava completamente diferente. Sua esposa, então, perguntou: “Querido, o que aconteceu?”
Ele respondeu: “Eu disse ao Senhor como eu estava triste com a tremenda recepção que o presidente recebeu, enquanto ninguém nos recepcionou em nossa volta para casa. Quando eu terminei, pareceu-me que o Senhor pôs o braço em meu ombro e disse amorosamente: ‘Mas, filho, você não chegou em casa ainda!’”
Você deveria dizer: “Por que eu fico desanimado quando eu sei o que está por vir? Eu deveria servir mais, contribuir mais, orar mais e ser mais o que Deus deseja que eu seja. Você não está em casa ainda. Lembre-se do seu futuro!”
Agora leia Efésios 3.20: “Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” Ele pode fazer infinitamente além de nossas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos. Isso é quase como um cheque em branco! De acordo com a sua fé, isso será feito para você.